terça-feira, 9 de março de 2021

Gás Social: PL prevê desconto de 50% no valor do gás de cozinha para baixa renda

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília.

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 569/21, do deputado Christino Aureo (PP-RJ), que cria o programa Gás Social, com o objetivo de subsidiar 50% do valor do botijão de gás de cozinha (GLP) para as famílias de baixa renda.

A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis), um tributo criado em 2001 e que incide sobre a importação e a comercialização de derivados de petróleo e etanol, seria responsável por bancar o subsídio, segundo a proposta.

De acordo com o texto, se aprovado no Congresso, poderão participar do Gás Social as famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Elas receberão um cartão da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para comprar o botijão em postos de revenda credenciados pelo programa em licitação pública.

O autor da proposta destaca a importância dos programas sociais para ajudar as famílias de baixa renda a enfrentar o período da pandemia, como o Bolsa Família e o auxílio emergencial. O Gás Social se insere nesse esforço, segundo ele. “As ações ainda precisam ser complementadas para aliviar tantas necessidades endêmicas no tecido social, carcomido pela fragilidade do mercado de trabalho incapaz em absorver tantos desvalidos”, diz Aureo.

Pelo projeto, o Gás Social será coordenado pelo Ministério da Cidadania e operacionalizado, no dia a dia, pela Caixa e pelo BB.

OPortal N10 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário